COPPOLA, GÊNIO DO VINHO E DO CINEMA

EVOÉ!

Por RÔMULO PAIVA FILHO 12/09/2021 - 03:19 hs

Bom dia, amigos do vinho. Vinho e cinema sempre tiveram tudo a ver, aliás, já abordei essa perfeita combinação em um artigo ano passado. Nesses dois mundos alguns poucos transitam simultaneamente com absoluta desenvoltura: fazem vinhos e filmes inesquecíveis e no nosso bate papo de hoje quero homenagear o meu diretor favorito, que também é um dos melhores produtores da Califórnia, o genial Francis Ford Coppola. Nascido em Detroit, Michigan, em 1939, o premiado cineasta, produtor, diretor e roteirista ítalo-norte americano é famoso pelos filmes O Poderoso Chefão (trilogia), Apocalipse Now, Dracula de Bram Stoker e O Selvagem da Motocicleta e é pai da também cineasta Sofia Coppola, tio do ator Nicolas Cage e irmão da atriz Talia Shire, a Connie de O Poderoso Chefão. Além do cinema, Coppola é um apaixonado pelo vinho e, seguindo os passos do seu avô Agostino Coppola, que produzia vinho no porão de seu apartamento em Nova York, comprou em 1975 uma parte da Inglenook Estate, histórica propriedade vinícola do Napa Valley, California e a rebatizou de Niebaum-Coppola Estate Winery. Em 1995 o cineasta adquiriu a parte restante e passou a restaurar a propriedade de 235 acres, inclusive o histórico Chateau Inglenook, de 1879 pelo rico negociante finlandês de peles de foca do Alaska Gustav Niebaum.


Além da histórica propriedade do Napa Valley, Coppola ainda criou uma verdadeira Disneylandia dos vinhos. Localizada em Geyserville, Sonoma Valley, a Coppola Wines é bem mais que uma vinícola, podendo ser classificada como um parque do vinho, com piscina, bar, restaurante, espaço para degustações, jardim, loja e uma exposição com objetos, figurinos e prêmios de cinema do renomado diretor. Estive lá em novembro de 2016 e confesso que valeu demais a pena dirigir por mais de duas horas pelas estradas da Califórnia para chegar a esse verdadeiro paraíso do vinho. Aproveitei para conhecer o restaurante Rustic, cuja cozinha faz jus à fama, degustei alguns de seus vinhos, fiz umas compras na loja e contemplei os objetos do filme Dracula de Bram Stocker, expostos na entrada do restaurante. 


Recentemente a Coppola Wines de Sonoma Valley foi vendida para a Delicato Family Wines, mantendo os Coppola as propriedades de Inglenook, no Napa Valley e Domaine de Broglie, no Oregon. 


Os vinhos produzidos pelo cineasta trazem a marca de seu carisma. São nada menos que 58 rótulos de vinhos de personalidade marcante, intrigantes e que refletem a busca e talvez o espírito desse brilhante diretor. São facilmente encontraveis em qualquer supermercado ou loja de bebidas americanos e atendem a todos os orçamentos, desde os básicos de no máximo 10 dólares até os sofisticados de centenas de dólares.




Bem, meus amigos, vou ficando por aqui e convido vocês a provarem um dos vinhos produzidos por esse genial cineasta e produtor. Talvez vocês sintam ao degustar, o carisma e a personalidade peculiares a ele. Um bom domingo a todos e até semana que vem, se Deus e Baco assim o permitirem.


EVOÉ!