O PRÍNCIPE MAURITZ DA HUNGRIA E O APELIDO DRUMMOND.

Marquês de Barca

Por Evandro Monteiro de Barros Jr. 23/01/2022 - 21:26 hs


Texto com base nos estudos de Dom Leopoldo Humberto Frederico Nóbrega de Drummond Ludovice, Marquês de Nossa Senhora da Conceição da Casa de Arpades.

O Príncipe Mauritz da Hungria era o comandante do navio que conduzia o Príncipe Edgar Atheling e sua família da Inglaterra para a Hungria no ano de 1066. 

Devido à ocorrência de um sinistro, a embarcação foi arrojada às costas da Escócia. Por sorte os náufragos sobreviventes foram recebidos amistosamente pelo Rei Malcolm III da Escócia. 

O Rei Malcolm III casou-se com a príncesa Margarida, que era prima de Mauritz. Este, por consequência de sua amizade com Rainha e pelos serviços prestados ao Rei, foi nomeado Senescal* hereditário de Lennox e a maior extensão de terras daquele Reino, que começavam  nas praias de Gairloch (Condado de Argylle) e atravessavam os Condados de Dunbarton e Stirling, adentrando inclusive ao Condado de Perth, que abrange as paróquias de Drymen, Roseneath,  Cardos, Achindounan, Muithlaw, Kippon, Caushlie, Fenwich,  e Finladich.