OLAVO TEM RAZÃO!

Não tem com o se preocupar: o que o Olavo fez e foi tornou-se eterno.

Por MAURICIO MARQUES CANTO JR. 26/01/2022 - 11:24 hs


Muito mais do que a mera morte física, quando uma alma (inteligência e vontade) existiu para buscar a verdade, a sua obra torna-se eterna.


Um dos maiores intelectuais do Brasil, quiçá do mundo, partiu no dia 24.01.2021.


O filósofo, escritor e professor Olavo de Carvalho produziu uma literatura colossal, publicou dezenas de livros e centenas de aulas. São assuntos, técnicas e instrumentos que sequer foram abarcados pelos seus melhores estudantes e, em que pese a excelente sistematização no livro “Conhecimento por Presença”, do erudito Ronald Robson, a superfície do seu trabalho mal começou a ser arranhada.

Olavo, o ideólogo - ISTOÉ Independente

Muito mais do que argumentos e raciocínios, que qualquer canalha com QI 12 consegue fazer, o professor Olavo deixou um exemplo de vida, de personalidade, de valores e virtudes que não são simplesmente explicadas, mas vividas, por presença.


Claro que a complexidade de um indivíduo exige uma simplificação, a escolha dos seus caracteres mais relevantes, e só isso que consigo fazer agora: o professor Olavo sistematizou meios de reconhecimento do mundo (uma verdadeira epistemologia, filosofia teleológica à ciência da realidade) que, quando difundidos no mundo, diminuirão as chances dos malandros vencerem.

Jair Bolsonaro's Guru

As suas tecnologias são libertadoras desse universo de fingimento e narrativas (a teoria dos quatro discursos que o diga) e, óbvio, o universo dos servos do antissimbólico (diabólico), fica assanhado em comemorar a mera morte física.


Tenho más notícias para esses servos: o alcance da obra do Olavo mal começou. Se antes havia o indivíduo, com as suas idiossincrasias e limitações naturais, agora há a força infinita de uma inteligência que se propagará por meio das pessoas que possuem a mesma vontade de conhecer e explicar a realidade.

Olavo de Carvalho afirma que aceitaria ser embaixador do Brasil nos EUA

Pior: quando souberem que o Olavo belicoso não é o Olavo real, pois apenas percebem a face pública de uma pessoa que fora literalmente atacada por mais de duas décadas (sou testemunha ocular disso), lágrimas cairão.


Pessoalmente, nunca conheci uma pessoa mais querida, atenciosa, educada e amorosa. Nunca obrigava ninguém a fazer nada (cada um que vivesse a sua própria liberdade); todo esse papo de “guru” e “seita” sempre foi abaixo do ridículo.


Somente a família e os amigos tiveram a oportunidade de conhecer um senhor absurdamente generoso, inteligente, amigo e companheiro.  Acolhedor e simpático, sempre tentava enxergar o melhor nos outros. Além de uma bússola intelectual, foi um exemplo de personalidade. Não tem com o se preocupar: o que o Olavo fez e foi tornou-se eterno.

Guru bolsonarista, Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos nos EUA

Sim, ele se foi e a tristeza agora pesa. Mas muito mais do que saudades, deixará um legado de sinceridade, comprometimento com a verdade, estudos e amor. E esse será o Olavo de Carvalho a ser lembrado pelas futuras gerações.


Enfim, como ele sempre gostava de lembrar: sabe quando nós vamos parar? Nunca!