Cristofobia: a nova religião oficial?!

Daquela vez eles não sabiam o que faziam, como bem dissestes, mas temo por tempos em que saibam...

Por ADRIANO MARREIROS 29/06/2020 - 21:14 hs

Cristofobia: a nova religião oficial?!

 

"Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus

Evangelho de S. Matheus 10:32-33

 Traço sobre a areia um arco olhando para aquele que me parece ser irmão.  Anseio que a esperança não seja em vão.  Ele olha, então, pra mim e do extremo do arco que eu traçara, ele traçou outro que o cruzou mais próximo do lado oposto, formando um peixe estilizado.  

Quando o império romano quis proibir o Cristianismo, este sobreviveu nas catacumbas, qual sociedade secreta, com seus símbolos de reconhecimento. Esse era um deles, um que chegou aos dias de hoje, e começa a parecer ser necessário, com triste ar vintage paleocristã.  Triste como as famosas imagens de arte Paleocristã retratando o martírio de homens de fé.  Triste como o retorno daqueles tempos de perseguição que faz necessária a volta o “Ichthus”, palavra que, em grego antigo se escrevia ἰχθύς e significava peixe.  Era usada porque as letras que formam a palavra “peixe” em grego, escritas em maiúsculas (ΙΧΘΥΣ), formam acrônimo a partir das iniciais da expressão “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr“, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (em grego antigo: Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ)[1].

Ano de 2022. 2022 o quê?!  2022 AD. 2022 DC. 2022 Anno Domini (Ano do Senhor). 2022 anos depois de Cristo, que ninguém esqueça...  Precisarei ocultar minha fé para ser cidadão?  Para votar e ser votado?  Não haver religião oficial  se confundiu com não haver qualquer religião e a nova religião oficial será a Cristofobia?  É isso?!  Será que por reclamarmos que estão nos afastando da boa tradição do direito romano, uma das bases da cultura ocidental que gerou a Democracia,  sarcasticamente resgatam dele apenas as lamentáveis proibições  era da Cristofobobia?  O pensamento autodenominado “progressista” não admite outro deus que não seja o Estado?

A fé é um dom; o maior deles. Queria ter recebido esse dom na sua plenitude.  Mas se minha fé por vezes vacilou, se nunca sou digno de que entreis em minha morada, se esmoreço quando vejo apatia nos que mais deviam falar em defesa da fé: eu não sei se amanhã acabarei por negá-lo por 3 ou mais vezes...  Até Pedro, cheio de fé, o fez. Mas, Senhor, devo dizer: amanhã, não sei, a carne é fraca, a angústia humana pode sempre derrotar o espírito, e o medo sempre ronda a pequenez humana... Mas esse dia não é hoje e dou meu testemunho nesta crônica,  antes que minha fraqueza de humano me impeça. 

Daquela vez eles não sabiam o que faziam, como bem dissestes, mas temo por tempos em que saibam...

Risco, então, meu arco sobre a areia e aguardo o arco daqueles que possam completar o peixe...

Então, mandaram trazer os apóstolos e ordenaram que fossem açoitados. Depois, exigiram-lhes que não mais falassem no Nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade.  41Os apóstolos se retiraram do Sinédrio, contentes por haverem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. 42E, todos os dias no templo, bem como de casa em casa, não deixavam de pregar e ensinar que Jesus Cristo é o Messias. 

Atos dos Apóstolos 5:40 a 42.



[1] Origem confirmada no site < https://pt.aleteia.org/2017/03/27/simbolo-secreto-cristao-por-que-o-peixe/ > dentre outros. Narrado como está nele.