SOBRE A LEITURA

Ao meu lado marcham heróis de todos os tamanhos, sábios brilhantes e amigos prontos a qualquer coisa

Por Eduardo Vieira 24/01/2021 - 12:06 hs


Eu sou um apaixonado por literatura. Não só por gosto, pelos benefícios ou por diversão. Não, a literatura literalmente me salvou, me resgatou de um fosso escuro no qual estava caindo com rapidez vertiginosa.


Ainda criança uma tragédia destruiu a vida como eu conhecia. Tudo mudou para pior com a rapidez de uma avalanche. Sei bem que coisas muito piores acontecem com milhares de pessoas todos os anos mas isso não torna nada mais leve. Tive a felicidade de ter suporte familiar e de encontrar o que faltava na generosidade das famílias de amigos preciosos.


Mas na calma solitária dos livros eu pude receber o afago de grandes almas. Pude perceber o sofrimento em suas inúmeras matizes, pude colocar em perspectiva meus males e tristezas. Recebi também incentivos impossíveis. Venci desafios impressionantes. 


Cavaleiros Medievais - funções, qualidades e formação - Sua Pesquisa


Segui os passos de Arn Saknussen rumo às profundezas da Terra. Viajei num submarino comandado por um grande homem, por milhares de léguas. Corri pelo interior dos Estados Unidos redescobrindo o humor com Tom Sawyer. Conquistei o coração enrijecido de anciões deprimidos em Dorincourt e nos Alpes Suiços. Presenciei a morte de um amigo querido defendendo um terreno baldio onde costumava brincar na Hungria.


This fantastic piece hearkens to


Fui às galés injustamente com o Sr. Dantés. Bati-me com os maiores espadachins da França enquanto salvava a honra da Rainha. Esbofeteei a cara ensebada de Uriah Heep encerrando sua carreira de maldade. Troquei de lugar com um príncipe em Londres e pude ver que a vida da realeza não é moleza. E que a das ruas pode ser ainda pior. Embarquei em diferentes naus, com a bandeira negra dos piratas ou com a fúria caçadora dos baleeiros.

Confira as cinco grandes lições do abade Faria (O conde de Monte Cristo) |  by Luciano Rocha | Medium


Encantei-me com a delicadeza de princesas e senhoritas. Fui o maior dos cavalheiros enquanto atravessava a Índia no lombo de elefantes. Agachei-me, envergonhado, na livraria de Carl Conrad Coreander e ali acompanhei um drama, torcendo e ajudando meu amigo Bastian Balthazar Bux a vencer o abandono e o desespero.


Viajei pela Terra Média espantado com a firme coragem de hobbits e atravessei o armário dos Pevensies para encontrar o mais belo dos Leões. Chorei de alegria pela salvação do querido Oliver. Chorei também quando soube do desfecho tão comum quanto mágico da vida de um humilde jardineiro e seus vários filhos.


C.S. Lewis: conheça a história do autor de 'As Crônicas de Nárnia' -  Revista Galileu | Cultura


Recebi um milhão de abraços, uma tonelada de presentes e acima de tudo a inquebrantável certeza do amor incomensurável de Deus para conosco. Ao meu lado hoje marcham heróis de todos os tamanhos, sexos e idades. Marcham sábios brilhantes e amigos prontos a qualquer coisa por mim e pelo que é certo.


Com eles pude sobreviver, crescer e entender que nunca realmente me desligarei do que passou, da mesma forma como nunca abandonarei os modelos, exemplos e experiências que tantos gênios se esforçaram por criar, relatar e preservar para mim e para tantos.


Descoberta arqueológica confirma relato sobre valentia dos Cruzados -


Muito obrigado a todos os heróis que tornaram isso possível. Autores, editores, livreiros e tantos mais.


Literatura é o mais rico dos tesouros terrenos, sem nenhuma dúvida. Procure por aí, pode achar um mapa com um X e essa pode ser a primeira viagem de uma sequência tão emocionante quanto enriquecedora.


“It’s a dangerous business, Frodo, going out your door. You step onto the road, and if you don’t keep your feet, there’s no knowing where you might be swept off to.”

Bilbo by J.R.R. Tolkien



"É um negócio perigoso, Frodo, sair pela porta. Você coloca o pé na estrada, e se não tomar cuidado, não há como saber para onde você pode ser levado." - Bilbo por J.R.R.Tolkien.


colunista  EDUARDO VIEIRA para o Tribuna Diária