A PÁSCOA E A LIBERDADE

Um aviso importante: Esse é o artigo escrito por um cristão.

Por DIOGO FORJAZ 04/04/2021 - 14:55 hs


O mundo de 7 bilhões de pessoas tem aproximadamente 2,2 bilhões de cristãos, dos quais 187 milhões estão no Brasil, são 85% dos aproximados 220 milhões de habitantes, segundo Datafolha (reportagem no G1), que listou em sua pesquisa apenas de 13% a 15% da população entre as crenças possivelmente não cristãs.


O que isto significa? Como um país laico e massivamente cristão pode ter suprimida sua liberdade de manifestar seus valores de base religiosa no debate público? Onde está a liberdade democrática da “maioria”? Como podem nos vender a ideia de que o senso comum não aceita, ou desmerece, os valores morais e sociais que embasam toda a nossa legislação, organização social, e que por dados concretos representa a esmagadora maioria da população? 85% !


No artigo de hoje quero trazer a reflexão sobre nosso papel de firmeza e coragem na sociedade para sustentar a fé, e com ela inúmeras características que nos tornam brasileiros democratas e livres. Quero propor ao não Cristão que reflita sobre os valores religiosos propagados e enraizados em nossa cultura, de amor ao próximo, de empatia, de respeito, de preservação da honra e do caráter, da vida, e do livre arbítrio. Não vale a pena preservar isso? Defender isso? Não te orgulha ver essas características sociais como balizas morais para o povo, ainda que falhem eventualmente em respeitá-las?


Para os cristãos, hoje o messias ressuscita em todos nós seus valores e exemplos, sua palavra, seu corpo, a vitória de seu sacrifício por todos nós. Mas para todos os brasileiros, ressuscita nossa consciência cultural, nossa identidade moral, social e cívica, que embora tenha origem na religião, está nos corações de todos os brasileiros, professem fé ou não. Cabe a todos nós levantar da tumba dos rótulos e das distorções políticas, o respeito, à liberdade e à identidade que nos torna o povo mais incrível do mundo, e talvez por isso, um dos últimos redutos de sanidade contra o comunismo. Feliz pascoa todos vocês, Cristãos talvez, Brasileiros com certeza!


 DIOGO FORJAZ PARA O TRIBUNA DIÁRIA