Intelligence

traçando caminhos para a segurança pública, uma comparação entre Brasil e Portugal

Por Camila Abdo 23/09/2020 - 21:07 hs


Em entrevista com o Doutor Fábio Costa Pereira, Bastos Leitão explica como Portugal conseguiu diminuir a violência do país drasticamente, tornando Portugal um dos países mais seguros do mundo sem grandes problemas na Segurança Pública. 


Portugal conseguiu diminuir a criminalidade vertiginosamente, ano a ano. Portugal é o país mais seguro da Europa e se dá pela capacidade de resposta que os policiais portugueses têm quando há uma perturbação social. “As forças policiais portuguesas são muito eficientes quando ocorrem fenômenos criminais”. 

“O segundo fator é que há uma aliança tradicional, com boa comunicação e boa compreensão entre a polícia e o Ministério Público. O Ministério Público coopera de uma forma muito eficaz e muito próxima quando é para atacar os fenômenos criminais”. 

Doutor Bastos destaca que a área de inteligência entre os países europeus são efetivas e eficientes. “Nossos vizinhos nos ajudam nessa tarefa”. 


                           www.tribunalivros.com

Leitão ressalta que as taxas de homicídios anual em Portugal é de 0,6% por 1.000 habitantes. É uma das taxas mais baixas do mundo e, os homicídios que ocorrem, são por violência doméstica. “Há muitos poucos homicídios que são conflitos fora do âmbito doméstico”. 

Bastos Leitão é diretor da Academia de Polícia e Formação dos Policiais da Polícia de Segurança Pública de Portugal (PSP). Comandou diversos comandos distritais, coordenador de investigação criminal em nível nacional, responsável pela formação de policiais em 2004, responsável pelo departamento de formação em nível nacional por quatro anos. 

Assista a entrevista completa e descubra como Portugal venceu a criminalidade:



Rádio WebPutz na APOIA.se!

Se você gosta do nosso trabalho, ajude-nos a continuarmos com nosso jornalismo livre e independente, torne-se nosso parceiro, nos dê essa força para seguirmos em frente e mantermos nosso conteúdo aberto e inteiramente gratuito, apoie-nos!