J& J suspende testes com vacina

O estudo da vacina Johnson & Johnson Covid-19 foi interrompido devido a doença inexplicada

14/10/2020 - 20:30 hs

Segundo  Mathew Harper do portal "Stat- News", a  Johnson & Johnson interrompeu os testes de sua vacina contra o COVID19, após um dos pacientes apresentar uma doença inexplicável no decorrer do experimento.

A J&J enfatizou que os chamados eventos adversos - doenças, acidentes e outros resultados médicos indesejáveis - são  parte esperada de um estudo clínico, e também enfatizou a diferença entre uma pausa no estudo e uma suspensão clínica, que é uma ação regulatória formal que pode durar muito mais. O estudo da vacina não está atualmente em espera clínica. A J&J disse que, embora normalmente comunique as análises clínicas ao público, não informa o público sobre as pausas dos estudos.

Em 8 de setembro, um grande estudo de outra vacina para o  Covid-19,  desenvolvido pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, foi suspenso por causa de uma suspeita de reação adversa em um paciente no Reino Unido. Acredita-se que o paciente tenha mielite transversa, um problema na medula espinhal. Os estudos da vacina foram retomados cerca de uma semana depois de sua suspensão no Reino Unido.