SOLDADOS DO FUTURO?

SAM2X5-630, O super aço para armaduras corporais de próxima geração.

Por Jorge Kalenderian - REVISTA TARGET 10/01/2021 - 18:04 hs

Se você é apaixonado pelas armaduras dos super heróis do cinema então você está com sorte porque a armadura de próxima geração está a caminho da vida real.

Uma equipe de cientistas dos EUA, financiada pela Defense Threat Reduction Agency (Agência de Redução de Ameaças de Defesa dos EUA) com sede em Fort Belvoir na Virgínia, acaba de criar uma liga de aço de resistência recorde.



Os pesquisadores estão cada vez mais olhando para os aços amorfos como fonte de novos materiais de fabricação acessível, incrivelmente duros, mas, ao mesmo tempo não quebradiços. Os pesquisadores acreditam que seu trabalho na liga de aço SAM2X5-630, é o primeiro a investigar como os aços amorfos respondem aos choques mecânicos.

O SAM2X5-630 supera qualquer outra liga de aço quando se trata de seu limite elástico. A liga é capaz de lidar com pressões de até 12,5 giga-Pascal que é equipada para 125.000 atmosferas sem quaisquer deformações permanentes.

Os cientistas trabalham em várias aplicações para o SAM2X5-630, entre eles o uso em armaduras corporais para soldados


ou cascos resistentes a meteoros para satélites, mas sabendo que o grande impulsionador e redutor de preço de mercado deste material pode ser a larga escala de uso para a indústria automobilística.

Essas propriedades foram demonstradas graficamente quando engenheiros testaram a liga bombardeando o material com partículas de cobre de 34 mm disparadas de um canhão de gás em velocidades de até 1300 m/s (uma vez e meia mais rápida do que a velocidade da boca de um rifle de assalto M4).


O material deformou-se ligeiramente no impacto inicial, mas voltou imediatamente depois a sua forma original.