O MUNDO EM 30 MINUTOS

Ataque hacker nos EUA e clima de guerra civil na França, tumulto em Jerusalém e muito mais...

Por Marcus L L Chagas 10/05/2021 - 13:13 hs

O Mundo em 30 Minutos

10/05/2021

 

Reino Unido

 

Eleições Locais - Na última quinta-feira, 06, o Reino Unido passou por eleições locais na Inglaterra, na Escócia e no País de Gales. Previstas para o ano passado, as atividades foram adiadas para este ano devido à pandemia causada pelo vírus chinês.

O grande destaque é na Escócia, onde, apesar de não conseguir obter maioria no Parlamento Escocês, o Partido Nacional Escocês (Scottish National Party - SNP) foi o grande vencedor. Mesmo não obtendo maioria e conseguindo menos cadeiras que o esperado, o SNP segue adiante com seu plano para um novo referendo separatista na Escócia, alegando ter no Parlamento uma maioria de parlamentares (incluindo outros partidos) favoráveis à independência do país. O governo britânico declarou que não pretende, em hipótese alguma, permitir nova consulta.

Na Inglaterra, o Partido Conservador (Conservative Party) consolidou sua liderança nacional obtendo grande vitória sobre os demais partidos de oposição - em especial o trabalhista (Labour Party) na maioria dos distritos e prefeituras.

Já na corrida para a Prefeitura de Londres, apesar de uma disputa apertada na contagem de votos, Sadiq Khan do Partido Trabalhista (Labou Party) foi reeleito como prefeito da capital britânica, derrotando seu principal adversário Shaun Bailey do Partido Conservador (Conservative Party). Sadiq Khan, defensor das políticas pro-minorias e pro-islamismo na cidade, e também das estratégias de restrição e lockdowns durante a crise do Coronavírus, diz que agora tem como seu principal objetivo restaurar a vida, o comércio e o turismo em Londres.

No País de Gales, apesar de expectativas dos conservadores, o Partido Trabalhista (Labour Party) manteve o controle das instituições locais.

Em termos eleitorais, a grande surpresa veio do distrito de Hartlepool, na Inglaterra. O distrito passou por uma eleição extraordinária (By-Election) para uma cadeira no Parlamento Britânico e, pela primeira vez em 56 anos, elegeu um membro do Partido Conservador (Conservative Party) no lugar de um trabalhista (Labour Party). O fato representou uma grande derrota para os trabalhistas no chamado “muro vermelho” ao norte da Inglaterra.

 

Política:

O Partido Trabalhista Britânico (Labour Party) se encontra em um estado de “guerra civil” após as crescentes derrotas do partido e de seus políticos nas urnas britânicas, desde a última Eleição Geral, e diante da incapacidade de articular uma oposição política relevante. Essa semana, após novas derrotas sofridas nas Eleições Locais de quinta-feira, o líder da oposição no Reino Unido, Sir Keir Starmer, prepara uma reforma no partido que promete gerar ainda mais divergências entre seus membros e apoiadores.


Sir Keir Starmer says Labour will back Boris Johnson's Brexit deal - LBC

Como uma tentativa de desencorajar novos movimentos separatistas na Escócia, o governo britânico está preparando propostas de estímulo e investimento bilionárias na região, que devem incluir um vasto programa de infraestrutura e ajuste de contas públicas.

Estruturada e em treinamento nos mares da Escócia, a mais poderosa força naval britânica desde a Guerra das Falklands se prepara para ser enviada ao exterior. Seu destino final é a zona geopolítica mais turbulenta no planeta, o Mar do Sul da China, onde deve promover, em conjunto com aliados locais, diversas operações de Liberdade de Navegação e impôr restrições à expansão chinesa.

 

Coronavírus:

Após registrar uma marca de mais de 67% de adultos vacinados - majoritariamente com a vacina desenvolvida nacionalmente pela AstraZeneca - o número de mortes e casos de coronavírus no Reino Unido despencam. Ontem, o país registrou apenas 2 mortes em um período de 24h.

Com o sucesso da campanha de vacinação e os resultados positivos observados pelo sistema de saúde nas últimas semanas, o Governo de Sua Majestade se prepara para anunciar no dia 17 de maio uma grande flexibilização em relação às restrições nacionais, em vigor desde o ano passado. O retorno de reuniões presenciais em ambientes fechados e o fim de restrições nos bares e restaurantes devem estar entre as medidas a serem anunciadas.

 

França

Clima de Guerra Civil se intensifica na França e Preocupa Governo Macron

Após os acontecimentos da semana passada, em especial do dia 01 de maio, no país, mais pessoas - incluindo-se membros das forças armadas - aderem à carta aberta endereçada ao governo, que alerta sobre os crescentes riscos de desordem e confrontação civil no país.

Além das questões relativas às restrições geradas pelo coronavírus, o foco das tensões é a contestação de uma posição adotada pelo governo em relação ao islamismo no país, que os opositores consideram uma “rendição ao islamismo radical”.

 

Governo Proíbe o uso Educacional de palavras com gênero neutro

O Ministério da Educação na França proibiu o uso de palavras de gênero neutro no país, diante das novas tendências sociais.

Segundo o governo francês, o uso de tais expressões pode provocar danos irreparáveis à língua francesa e, ao mesmo tempo, concretizar a utilização da língua inglesa - a qual, naturalmente, já carrega certa neutralidade de gênero em diversas expressões - como “idioma universal”.

 

Estados Unidos

Ataque hacker causa danos em estrutura vital de distribuição de petróleo.

Na noite passada, um estado de emergência foi declarado nos Estados Unidos após um ataque hacker de grandes proporções desabilitar mais de 5,500 milhas do oleoduto da Colonial Pipeline.


Ataque hacker afeta maior oleoduto dos EUA - Renova Mídia

A ocorrência, até o momento identificada como ação hacker de uma gangue, pode impossibilitar o abastecimento de mais da metade do petróleo consumido na região, causando grave crise na infraestrutura americana.

Há expectativas de aumento nos preços do petróleo diante do ocorrido.

 

Egito - Canal de Suez

Tripulação do Navio Ever Given pode ficar anos presa diante de disputa pelo pagamento de indenização bilionária.

Após o episódio que bloqueou o canal de Suez, uma das principais passagens comerciais do planeta, por aproximadamente 6 dias, a administradora do Canal e as autoridades egípcias exigem o pagamento de compensações em valores que podem chegar a 1 bilhão de dólares.

As disputas pela responsabilidade do prejuízo entre o operador do navio, o dono do navio e outras empresas envolvidas na atividade podem dificultar ou até inviabilizar o pagamento da compensação, fazendo com que a tripulação de 25 pessoas e o navio com 20 mil contêineres fiquem retidos por tempo indeterminado no canal.

A depender do desenvolvimento dos fatos, a disputa pode evoluir para uma crise diplomática com agravamento humanitário pela restrição aos tripulantes.

 

Israel

Novo confronto entre Forças de Segurança Israelenses e Palestinos retoma, mais uma vez, a escalada dos conflitos na região.

Hoje pela manhã, a polícia israelense executou uma operação anti tumultos dentro da Mesquita al-Aqsa em Jerusalém, após um aumento de tensões entre israelenses e palestinos na cidade.


Israeli police clash with Palestinians at the compound that houses Al-Aqsa Mosque in Jerusalem

A autoridade palestina afirma que dezenas ficaram feridos após a atuação da polícia, que utilizou inclusive granadas de dispersão.

As forças de segurança afirmaram que a ação foi necessária para evitar um agravamento das tensões uma vez que centenas de “desordeiros” começaram os confrontos atirando pedras.

Desde o início do mês do Ramadan, ativistas da juventude palestina e a polícia israelense têm confrontos quase diários nas ruas da cidade.

Espera-se um agravamento das tensões após os acontecimentos.

 

China

Destroços fora de controle do foguete chinês The Long March-5B caem no Oceano Indico após reentrada sem definição na atmosfera.


China's private reusable rocket to be launched in 2021 - Global Times

Ontem, 09 de Maio, os destroços do foguete caíram sobre o Oceano Indico, em região próxima ás Ilhas Maldivas.

Países e Organizações Internacionais condenam “negligência” e “irresponsabilidade” do Governo Chinês em relação aos padrões internacionais de segurança e às normas de utilização do espaço após o incidente.

 

Espanha

Após passar por eleições locais na semana passada, a Espanha, assim como o Reino Unido, também apresentou surpresas eleitorais.


Esto no se puede planear

Em Madrid, capital do país, a líder conservadora Isabel Díaz Ayuso, foi a grande vencedora das eleições na cidade. Apesar de não obter maioria no conselho municipal, seu partido obteve mais cadeiras que todos os partidos de esquerda em conjunto, possibilitando a realização de um governo sem maioria.

Ayuso foi grande combatente das políticas de lockdown e restrições ao comércio durante toda a pandemia, impedindo o fechamento completo de Madrid em diversas ocasiões.