O MUNDO EM 30 MINUTOS

Por Marcus L L Chagas 03/06/2021 - 11:14 hs

         Estados Unidos

         A administração Biden suspende a concessão de licenças para exploração de petróleo e gás na região do Refúgio Nacional de Vida Selvagem no Ártico, no Alaska, para revisão de impactos ambientais. Permissões foram concedidas pela administração Trump.

         Diante das recentes colocações do governo americano em relação às investigações no laboratório de Wuhan e das novas evidências colhidas pela comunidade de cientistas internacionais e pelas agência de inteligência dos Estados Unidos, a Administração Biden cerca ainda mais o governo chinês, com novas pressões e pedidos de inquérito.

         Segundo ex-membro do órgão regulador de comidas e drogas/medicamentos nos Estados Unidos (Food and Drug Administration - FDA) afirmou em entrevista que brechas de segurança sanitária em laboratórios acontecem a toda hora”. Vazamentos” seriam comuns em centros de pesquisa, e não necessariamente intencionais.

         De acordo com repórteres americanos, a teoria de contaminação do Coronavírus a partir do laboratório de Wuhan foi desacreditada e até ocultada durante o ano de 2020 (ano de eleições presidenciais) por ter partido de membros do Partido Republicano.

         Estados Unidos afirma que o Japão e aliados da região concordaram em ação conjunta de defesa a Taiwan no caso de uma hostilidade chinesa. A tensão na região aumenta, enquanto o Pentágono continua buscando uma aproximação pacífica e o desenvolvimento de canais diretos de comunicação de alta prioridade com Beijing.

         A Federal Reserve (FED) pretende começar a vender títulos corporativos e ETFs adquiridos durante a pandemia para minimizar os impactos econômicos gerados pelo coronavírus, como a inflação. As aquisições foram feitas desde o início de 2020 pelo FED em medida emergencial, com o objetivo de aumentar a liquidez no mercado americano e evitar o colapso de empresas pela instabilidade da pandemia.

         Hackers de diversos países têm intensificado seus ataques a alvos nos Estados Unidos e países aliados, mirando principalmente instalações e programas relacionados a infraestrutura. Se antes, o objetivo principal por trás dos ataques era o roubo de dados, agora é cada vez mais comum a ocorrência de ataques que exigem o pagamento de milhões de dólares como resgate digital”.

         Ataque hacker contra as instalações da JBS nos Estados Unidos fez com que a empresa suspendesse temporariamente todas as suas atividades no país. A empresa brasileira é a maior produtora de carne do mundo hoje, e possui grande fatia do mercado americano. Segundo o governo americano, os ataques possivelmente tiveram origem na Rússia, e bloquearam cerca de 20% do processamento de carne bovina e suína dos Estados Unidos. Com a paralisação, existe a preocupação de falta de carne em algumas regiões dos Estados Unidos. A expectativa é de que hoje a maioria das atividades da companhia sejam normalizadas.

 

         Brasil

         Crise hídrica pode se agravar no país, uma vez que, diante da falta de chuvas, os principais sistemas que sustentam a rede elétrica nacional estão em sua capacidade mais baixa desde 2001. A instabilidade na geração de energia pode gerar uma redução ainda maior dos fluxos de investimento estrangeiro no país.

         Banco Central do Brasil alerta para riscos aos investimentos e à Política Monetária nos próximos meses. Segundo o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, apensar dos bons resultados apresentados na recuperação econômica pós-coronavírus, o Brasil ainda pode sofrer diante da perspectiva de crise energética, provocada especialmente pelas secas no país, e da pressão gerada internacionalmente devido às questões ambientais. Campos Neto ressaltou ainda que clima, energia, finanças e política monetária são temáticas cada vez mais interligadas, e que é papel do Banco Central trabalhar por políticas financeiras e monetárias mais verdes.

         De acordo com estudo acerca das Áreas Protegidas no Planeta, das Nações Unidas, o Brasil lidera hoje o ranking de proteção à vegetação nativa. Segundo o estudo, cerca de 30% do território brasileiro é área protegida, fazendo do país o que mais dedica território próprio à preservação de florestas. Com a próxima reunião do G7, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de Junho no Reino Unido, as mudanças climáticas e a agenda ambiental são apontadas como pautas prioritárias, o que pode determinar o futuro das relações das grandes potências com o Brasil no tocante à agenda ambiental.

         Diante do ganho de importância da agenda ambiental nas relações internacionais nas últimas décadas, o mercado e os investimentos externos são cada vez mais dependentes de políticas e iniciativas verdes”, que visem a uma estratégia de desenvolvimento sustentável mais clara. No Brasil, e em todo o globo, existe hoje um novo mercado em grande expansão, especialmente no mundo financeiro, voltado para as empresas ambientalmente responsáveis.

         Nova rede intercontinental de cabos submarinos começou a funcionar na terça-feira, ligando Portugal ao Brasil. Com a nova infraestrutura, de mais de 6 mil quilômetros de comprimento e US$ 185 milhões, a comunicação entre Brasil e Europa poderá ocorrer de forma direta, em vez de passar pelos Estados Unidos, como acontece no sistema atual. Além disso, a nova rede apresenta características mais modernas e mais eficientes. A estrutura construída pela empresa EllaLink deve ser usada para projetos e serviços, ligados à educação, à pesquisa, aos negócios digitais e às plataformas de nuvens.

         Balança Comercial brasileira registra superávit de US$ 9.2 bilhões em melhor mês de maio, na série histórica.

 

         Reino Unido

         Pesquisas preliminares em parceria entre as instituições London School of Hygiene & Tropical Medicine, Durham University e o grupo Medical Detection Dogs indicam que cães têm a capacidade de detectar infecções por coronavírus em pessoas com até 94% de precisão. Os cães das raças Labrador, Golden Retriever e Cocker Spaniel foram os envolvidos nos principais resultados. Apesar de os estudos se encontrarem em estágio inicial, os resultados com cães para a detecção de coronavírus em humanos são promissores, segundo as lideranças da pesquisa. Na Thailandia, na Alemanha, na França, na Bélgica, na Austrália, no Chile, e outros países, testes e estudos na mesma linha tem sido desenvolvidos, de acordo com o jornal The New York Times.

         Mais membros da Família Real são vacinados no Reino Unido. Após a Rainha Elizabth II, o Príncipe Philip (que faleceu em Abril), o Príncipe Charles e a Duquesa da Cornualha, Camilla, terem sido vacinados há algumas semanas, o Príncipe William e a Duquesa de Cambridge, Catherine, foram os mais recentes membros a divulgarem publicamente o fato. Embora não se saiba qual vacina os membros da Família Real receberam, o Governo Britânico havia divulgado uma instrução para que os indivíduos abaixo de 50 anos dessem preferência a vacinas de outras empresas, que não da AstraZeneca, pelo maior risco de coágulos sanguíneos e demais complicações a faixas etárias mais jovens.

         Segundo a Primeira Ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, o fim das restrições provocadas pela pandemia deve ser adiado nas regiões escocesas, diante de um novo aumento de casos nos últimos dias. O Primeiro Ministro Britânico, Boris Johnson, sinalizou, na última semana, que pretende encerrar as políticas restritivas em todo o Reino Unido até o dia 21 de Junho, mas vem enfrentando pressões para que esse prazo também seja revisto. Apesar do novo aumento de casos, o Reino Unido vem registrando baixíssimos números de casos graves e mortes. Na terça-feira, pela primeira vez desde o início da pandemia, o país registrou zero mortes pelo coronavírus.

         Os Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas comerciais ao Reino Unido e a mais cinco países. Segundo o governo americano, porém, as tarifas serão suspensas por seis meses, para que possam ser realizadas negociações bilaterais. A imposição, segundo os Estados Unidos, é uma retaliação à taxação de empresas de tecnologia dos Estados Unidos pelos países.

         Crise de câncer no Reino Unido se agrava. Novos pacientes diagnosticados com câncer estão sendo obrigados a procurar a realização de consultas e atendimentos por telefone ou vídeo-chamada em substituição às consultas presenciais. A falta de acompanhamento presencial e da realização se exames pode levar a um agravamento generalizado dos quadros de câncer no país.

 

         União Europeia

         Líderes da União Europeia demandam esclarecimentos e respostas por parte doa governos dos Estados Unidos e da Dinamarca após declarações de que a inteligência dinamarquesa teria auxiliado os serviços americanos de inteligência a espionarem diversos líderes do continente, incluindo a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Emmanuel Macron.

         Inflação da zona do euro bate o topo da meta estipulada pelo Banco Central Europeu pela primeira vez desde 2018. Apesar das perspectivas de reaquecimento econômico e de recuperação da Europa, a inflação continua sendo o principal temor dos bancos centrais e do mercado financeiro.

         Delegações da União Europeia e dos Estados Unidos realizaram um encontro para discutir as relações com a China e as ameaças impostas pela atuação internacional do país. O foco das conversas se deu a partir da situação do Sudeste Asiático e, em especial, as preocupações relativas a Taiwan e Hong Kong. Em declaração conjunta, as delegações sinalizaram a necessidade da inclusão de Taiwan em fóruns multilaterais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas não houve menção a nenhuma política específica em relação à China.

 

         Oriente Médio

         Em Israel, o ex-aliado e agora oponente de Benjamin Netanyahu, Naftali Bennett, fechou um acordo de coalizão entre os partidos de oposição ao atual governo. Apesar de frágil, o acordo viabiliza a formação de um governo pela oposição em Israel, o que pode levar ao fim a administração de Netanyahu após 12 anos. Votação-chave deve ocorrer no parlamento Israelense dentro de 10 dias.

         Mesmo com o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, de acordo com os serviços de inteligência dos Estados Unidos e de Israel, o grupo terrorista continua comprando armamentos do Iran. No mês passado os grupos terroristas Hamas e Jihad Islâmica realizaram durante 11 dias, mais de 4,000 ataques às cidades israelenses pela Faixa de Gaza. Pelos relatórios de inteligência, o governo iraniano estaria agora aproveitando a suspensão de operações de Israel para recompor o arsenal dos dois grupos com milhares de novos foguetes”.

 

         Sudeste Asiático

         O governo da Malásia entrou em atrito com a China ontem após uma grave violação” do espaço aéreo do país pela força aérea chinesa. A Real Força Aérea da Malásia enviou caças à região de Borneo em uma missão de urgência para interceptar 16 aeronaves militares da China que violavam o espaço aéreo do país.

         As tensões entre a China e os vizinhos no Sudeste Asiático têm se intensificado nos últimos meses, sendo o avanço chinês sobre o Mar do Sul da China e região a principal fonte de atrito. O governo das Philipinas manifestou publicamente sua intenção de aumentar a presença naval na região como contenção à China.

 

         China

         A China avança sobre a América Latina, lançando sua estratégia de aquisições em setores como educação, cultura, relações empresariais, serviços e mídia/telecomunicações. Após anos de avanço chinês nas plataformas de infraestrutura, commodities, energia e outros, não apenas na América Latina, mas também na África e na Ásia, o país agora avança em plataformas do chamado Soft Power”, mirando países emergentes, subdesenvolvidos, e também os países de primeiro mundo, pela Europa e pela América do Norte. A tomada chinesa desses setores, sobretudo das bases educacionais, deve representar uma grande ameaça em meio ao clima de guerra civilizacional que começa a ser travado entre o extremo-Oriente e o Ocidente.

         A vacina chinesa contra o coronavírus Sinovac COVID-19 foi aprovada pela OMS para utilização em regime emergencial. Com o aval da organização, espera-se um maior fluxo de vacinas chinesas para o mundo, especialmente para os países em desenvolvimento.

         Em meio à luta chinesa para segurar a disparada de preços das commodities no mercado internacional, sobretudo daquelas chamadas commodities industriais(como minério de ferro, cobre e outros insumos da indústria), a China aponta para possíveis interferências do governo, principalmente no mercado interno chinês e no câmbio. Segundo análise do banco americano de investimentos Goldman Sachs, contudo, a China perdeu a capacidade de controlar o preço das commodities, pois com a velocidade de recuperação das grandes economias, como Estados Unidos, tem feito com que a China não seja mais a compradora isolada desses produtos, impedindo que ela dite os preços no mercado. Ainda, segundo o banco, ao tentar combater a especulação sobre as commodities, ameaçando interferência, a China conseguiu um efeito contrário, pois causou uma temporária redução de preços em um ambiente que deve continuar com oferta restrita (com preços aumentando), gerando assim uma grande oportunidade de compra aos investidores.

         As autoridades chinesas confirmaram o primeiro caso de contaminação humana no país por uma nova variante do vírus da Gripe Aviária, H10N3. Segundo as autoridades chinesas, o caso de transmissão a partir de animais seria raro, e representa baixo risco. De toda forma, desde o início de maio, as autoridades chinesas disseram que já estão com constante monitoramento em relação ao caso, e que ele não deve representar ameaça ao mundo, como o coronavírus. A comunidade internacional reagiu de forma apreensiva, exigindo maior rigor e transparência por parte do governo chinês, considerando, especialmente, a experiência com o coronavírus.

         O Partido Comunista Chinês determinou uma grande mudança na política de natalidade e contenção demográfica no país, aumentando o limite de filhos permitidos por família de dois para três, a a partir deste mês. Segundo o governo da China, os dados sociais e demográficos indicam um rápido envelhecimento da população chinesa, e, simultaneamente, uma queda significativa na taxa de crescimento populacional do país. Assim, o aumento no limite pretende reequilibrar a pirâmide demográfica da China, garantindo a capacidade econômica e laboral necessária para os interesses chineses no longo-prazo.

         Em movimento que causou grande preocupação internacional, a mídia estatal chinesa veiculou uma declaração defendendo a expansão do uso de dispositivos nucleares pelas forças armadas chinesas. O veículo sugeriu o fornecimento de mais dispositivos nucleares estratégicos e táticos para o Exército Chinês (PLA) como forma de intimidar” os Estados Unidos e forças ocidentais.