MEMORIAS DA EMILIA

"Segura que o avião é teu, Neguinha !"

Por MARIA EMILIA GADELHA 08/08/2021 - 15:51 hs

Hoje é mais um Dia dos Pais sem o meu Pai, o "Otto Pinto", também conhecido como Comandante Gadelha. Todas as vezes, quase invariavelmente, ele me ligava primeiro neste dia, para me desejar "Feliz Dia dos Pais", pois dizia que eu sou um "pai" para muita gente...rs. E ele foi "Pãe", ao ficar viúvo precocemente, com dois filhos (17 e 15 anos).

 

Tive o privilégio de nascer filha deste piloto de avião bem-humorado e sorridente, que voava na Amazônia em áreas sem radar, guiando-se por rios e árvores. Também escondia, na geladeira, os sapatos das aeromoças da ponte aérea Rio-São Paulo, na época em que voou na VASP.  Elas ficavam desesperadas...rs. Ele sabia pilotar helicóptero e hidroavião - certa vez precisou pousar de emergência no Rio Negro, após um incêndio em um dos motores. "Para apagar fogo, nada melhor que água." Ninguém se machucou dentre os quase 100 passageiros. Este homem corajoso e destemido me ensinou, com exemplos, o valor do trabalho, do estudo, da inteligência cultivada sem cessar, da dedicação, da persistência, da honestidade e da meritocracia.

 

Privilégio também por ele ter me ensinado a admirar a natureza e as nuvens - estudávamos Meteorologia juntos, além de Aerodinâmica, Vôo por Instrumentos e outras matérias que os pilotos precisam saber para se manterem atualizados.  Várias vezes, aos 8 anos de idade e sentada na cadeira do co-piloto de um Douglas DC-3, segurei o manche e literalmente pilotei aquele "monstro"...rs. "Segura que o avião é teu, Neguinha !" Ele se divertia quando eu tentava "pegar" nuvens dos céus da Amazônia. Eu achava o máximo !

 

Privilégio também por ele ter me orientado corretamente sempre que precisei. Em todos os momentos importantes da minha vida, meu Pai esteve presente, ainda que ausente fisicamente. Nas decisões, nas alegrias e nas tristezas. Apoio irrestrito, respeito, confiança, amor incondicional, sempre.

 

No dia de hoje, tenho certeza de que ele está dando boas risadas em algum lugar do universo e "agitando". E deve estar dizendo: "E aí, Neguinha, tudo bem com você?..." . Eu respondo: "Tudo bem, Coroa. Melhor estraga ! rsrs. Só falta você por aqui ! "

 

PS:

Esta foto foi tirada no dia da minha formatura. O sonho dele era ter uma filha médica. Este foi um dia realmente especial para ele.