ALTA CULTURA - GRANDES NOMES DA MÚSICA CLÁSSICA BRASILEIRA

a sutileza das notas musicais de José Guerra Vicente - “Guerrinha”

Por Maestro Roberto de Souza Barros Kalili 12/12/2021 - 17:22 hs

Um amigo meu passou anos se alimentando apenas de miojo. É barato. Pode não ser o ideal para a saúde do seu corpo, mas é barato. Não tem todos os nutrientes, não se destaca pelo sabor, faltam vitaminas e minerais, mas é apenas seu corpo; substância física, material e evidente, basta um exame simples para que o médico determine o que esta lhe faltando. Prescreve-se uma alimentação rica em carnes e verduras e um diurético para eliminar eventuais toxinas e dentro de duas ou três semanas ele pode reverter o estrago. Pior do que ele faz quem alimenta mal a mente e o espírito, leva pelo menos alguns anos de estudo intenso para recuperar a imaginação contaminada.

Sua inteligência é sustentada por um “complexo cognitivo”, formado por seis estruturas diferentes. Este complexo trabalha de forma com que cada estrutura acrescente uma nova camada de compreensão sobre as evidências capturadas pelos cinco sentidos. É um processo agregador com a capacidade de construir um significado. Este sistema possui vantagens e desvantagens. A vantagem é progressiva, a cada etapa vencida com sucesso teu mundo ganha um colorido novo e maravilhoso. Chegam á sua mente as testemunhas do mundo físico, perfumes, cores, toques quentes, frios, macios, húmidos; sabores distintos e formas. E sons. Teu complexo cognitivo determina sua relação com o mundo físico á partir de tua posição (aqui e agora), revela um mundo de formas e cores tridimensional e dotado de texturas, em seguida elabora tudo isto em forma de linguagem. Depois a inteligência enriquece tua experiência com uma sensação de totalidade, bem estar e gratidão, e então estimula teu sistema glandular para um mergulho mais profundo no momento, por fim elabora o processo de planejamento e desenvolvimento no “lobo frontal do cérebro”. Este é o lado bom. O lado difícil é que a corrupção do funcionamento também opera de forma progressiva, desalinhando o conhecimento e prejudicando sua capacidade de tomada de decisão. Você sofre ilusões negativas.

A boa música ajuda tua inteligência a funcionar. Bastam algumas horas ao som de música clássica para sentir a diferença. Não me refiro aqui à música cantada; porque as palavras possuem significados que interferem no trabalho cognitivo, sugestionam, alardeando ideias superficiais e exteriores, passam conceitos prontos.  Apenas deixe a sutileza das notas fluir como um rio, alimentando a alma de harmonia. Conheceremos hoje um pouco da obra de José Guerra Vicente -  “Guerrinha” - nascido em Almofala, Portugal, em 1907, mudou-se jovem para o Rio de Janeiro, onde se formou violoncelista. Escute a qualidade desta música e tire suas próprias conclusões!


Também vou aproveitar para compartilhar uma playlist de música imperial brasileira, no Spotify.



*****************

Se você gosta de uma mídia honesta, que traz a opinião de colunistas sensatos e sem “rabo preso”, saiba que nós também!

Por isso precisamos do seu apoio. Com menos de R$0,35 centavos por dia, você estará nos ajudando a informá-lo com imparcialidade e transparência, todos os dias!

Basta clicar no link abaixo:

https://apoia.se/tribunadiaria

Logo do APOIA.se