ALTA CULTURA - GRANDES NOMES DA MÚSICA CLÁSSICA BRASILEIRA

Oscar Lorenzo Fernandez, 1897 - 1948: pianista talentoso e compositor brasileiro

Por Maestro Roberto de Souza Barros Kalili 19/12/2021 - 14:12 hs

O Brasil: um povo habita esta parte do mundo e vive uma história, terra dos melhores poetas que este mundo já teve, edificada pelos mais bravos jesuítas, terra em que o Santo Padre Anchieta pregou sermão para onça comedeira, em meio ás matas virgem da Serra de Santos; terra do rei Dom João VI, que armou o exército austríaco para emboscar Napoleão e esmagou as tropas francesas que se retiravam de Moscou, terra do inventor do avião, dirigível, ultraleve; terra de onde saíram os instrumentos barrocos, terra de pintores magistrais e cenários paradisíacos, Telles Júnior, Pedro Américo, Vitor Meirelles, sobretudo terra de música e de músicos. Um século pagamos o estado para cuidar de nossa cultura, fomos roubados. Esquece o estado, vamos cuidar do problema aqui mesmo. O conhecimento da obra de nossos principais compositores, poetas, gênios e pintores é coisa fundamental para a restauração do “universo imaginário”, ou seja, a imagem do Brasil e de sua identidade no hipocampo cerebral – o espelho da mente.

Oscar Lorenzo Fernandez foi pianista talentoso e compositor brasileiro (de origem espanhola, como o nome indica), em princípios do Séc. XX, eu aqui não sou muito de fazer fofoca de vida de artista, vale pela obra, partituras perdidas, mas ele foi mandado estudar medicina, sofreu um distúrbio nervoso e foi aconselhado a se tratar estudando música. Se a música curou a loucura e o transformou em um dos maiores vultos deste povo esquecido é coisa para se pensar – qual é mesmo a função da música em nossa inteligência? 

Tenho dito, estude e trabalhe escutando boa música clássica brasileira, porque a televisão não vai levar ela até você, nem a secretaria da cultura, muito menos os 300 mil funcionários do MEC que você esta pagando para isso. Aprenda porque vale á pena, porque é boa música, porque é parte importante de nossa história, legado, herança cultural.  Guarde no coração o que lhe pertence e aos seus filhos e netos.

Esta canção de Lorenzo Fernandez é calma, lenta e bem típica. Praiana, faz pensar na noite, no mar, nas praias de outrora. Um retrato de um Rio de Janeiro mais inteligente, mais sofisticado, mais puro, a força de uma natureza indomada. A degradação cultural não interessa.  Seiscentos mil brasileiros estudam filosofia e artes, acompanham e aprendem. Não tem volta, a inteligência haverá de florescer entre nós.




Alimente sua cabeça. Não vamos dizer que Machado de Assis foi nosso maior escritor sem conhecer os outros, Gastão Cruls, Vicente de Carvalho, Cruz e Souza, Olavo Bilac; não vamos dizer que nossa música clássica é apenas Villa-Lobos, a propaganda te faz pretender ser o que não viveu e emitir opiniões sobre o que desconhece. O conservadorismo é a nova contracultura!




*****************

Se você gosta de uma mídia honesta, que traz a opinião de colunistas sensatos e sem “rabo preso”, saiba que nós também!

Por isso precisamos do seu apoio. Com menos de R$0,35 centavos por dia, você estará nos ajudando a informá-lo com imparcialidade e transparência, todos os dias!

Basta clicar no link abaixo:

https://apoia.se/tribunadiaria

Logo do APOIA.se