BEIJING ESTÁ DESERTA

Nesta segunda-feira, as autoridades limitaram de maneira severa os acessos aos serviços não essenciais no distrito de Chaoyang,

09/05/2022 - 08:16 hs

Nesta segunda-feira, as autoridades limitaram de maneira severa os acessos aos serviços não essenciais no distrito de Chaoyang, o mais dinâmico e de maior população, que está em confinamento desde o início de abril, Pequim está há uma semana sob restrições de deslocamentos e já se transformou na maior cidade fantasma da China, com uma população de 22 milhões de pessoas retidas em suas casas.

O movimentado bairro comercial de Sanlitun, na zona leste de Pequim, amanheceu deserto nesta segunda-feira, seguido do setor de finanças cujos funcionários se mudaram para hotéis perto de seus escritórios comerciais.

Problemas graves de desabastecimento de alimentos já são evidentes e  os moradores de Xangai começam a mostrar sua irritação, contida por policiais trajados com roupas especiais.

Segundo os relatos oficiais:

"De acordo com uma investigação, os agitadores tinham comida suficiente em casa".

As exportações da China registraram o menor ritmo de avanço em quase dois anos (+3,9%). Este foi o pior resultado das exportações chinesas desde junho de 2020 (+0,5%).

O Partido Comunista chinês está satisfeito com a sua estratégia sanitária e Xi Jinping pediu, nesta quinta-feira (5), para prosseguir com a política "zero covid", que poderá custar à China até 2,3% de crescimento este ano, segundo o banco Nomura.

A produção de cimento esta em menos de 40% da capacidade total. Os embarques de smartphones tiveram uma queda anual de 18% no primeiro trimestre. As vendas de escavadores na China foram 61% menores em abril do que no mesmo mês do ano passado.

O impacto da guerra na Ucrânia também impulsionou os custos das empresas chinesas e contribuiu para o enfraquecimento da demanda por suas exportações e a fuga de capital estrangeiro da China atingiu níveis recordes no primeiro trimestre de 2022.