PRONTO FALEI !

Somos hipócritas, a realidade desconcertante de uma pandemia da velha política

Por TÂNIA MOLINA - ADVOGADA 29/04/2020 - 18:18 hs

Somos hipócritas                                                  

O COVID19 trouxe à tona o que realmente somos. O nosso egoísmo ficou patente e para entender isso precisamos conhecer a realidade, especialmente,  aqui no Rio Grande do Sul. Antes de adentrar na referida realidade, vamos ao vírus. Todos sabem, no Brasil, que começou nas classes mais abastadas ou porque trouxeram de viagens ao exterior ou porque o país recebeu inúmeros turistas estrangeiros para as folias de carnaval. Acredito que ninguém discorda disso. Assim as classes sociais brasileiras mais abastadas entraram em pânico, pois poderiam necessitar de hospitalização e os leitos estariam ocupados pelos pobres que sempre lotaram os hospitais e teriam que se somar a eles. O que a classe política fez, tentando arregimentar votos, mandou todos ficarem em casa. É evidente que só pensou nas classes mais abastadas que tem recursos para se manter. Vamos voltar ao RS, vocês sabem ou já ouviram falar que os hospitais aqui estão sempre lotados? Vocês sabem que as pessoas morrem sentados em cadeiras nos corredores dos hospitais? Vocês sabem que a grande maioria dos municípios do RS não tem infraestrutura em saúde? Vocês sabem que a maioria dos municípios tem a ambulância como única saída para que o paciente possa ser atendido, transportando-o para Porto Alegre?  Vocês sabem que a falta de atendimento médico e hospitalar é encarado como normal pelos gestores?  Vocês sabem que os velhinhos, aqueles que agora devem ser protegidos, morrem sem nenhuma dignidade nos hospitais? Vocês sabem que a situação dos hospitais sempre foi terrível?  Vocês sabem que médicos e enfermeiros sofrem por não ter condições de tratar um paciente, por falta de materiais ? Vocês sabem das emergências lotadas? 

Pois é,  alguém me disse que a diferença agora é que o vírus se propaga. Que coisa! A situação toda que explanei não se propaga, pois não chega a quem tem plano de saúde.

Somos ou não somos hipócritas? 

Aquele que está acostumado e já se conformou com a falta de dignidade com que é tratado no momento mais fragilizado de sua vida, que é na doença, pra ele,  a quarentena é uma utopia. 

Voltando aos "efeitos da quarentena" o RS não está igual aos outros estados porque não é um polo turístico e portuário. Ou nós achamos que somos melhores e a nossa " quarentena" é mais eficiente? 

Daí, teríamos que concluir que além de hipócritas e egoístas, somos superiores.

Ora, vamos raciocinar

Pronto. Falei