RJ reabre o comércio de rua

Rio tem primeiro dia útil de reabertura do comércio de rua

Por Agência Brasil 29/06/2020 - 12:15 hs

Hoje (29) é o primeiro dia da reabertura do comércio de rua na cidade do Rio de Janeiro. O setor foi autorizado a reabrir desde sábado (27) com horário reduzido, de 11h às 17h, após ser fechado no dia 24 de março por causa da pandemia da covid-19.

A previsão do plano de reabertura era que o comércio de rua retomasse a partir de quinta-feira (2), mas a prefeitura resolveu antecipar a data por causa da diminuição do número de óbitos pelo novo coronavírus na cidade e o aumento de leitos disponíveis para tratamento da doença na rede de saúde.

As lojas que reabrirem têm que seguir regras para o funcionamento, como oferecer álcool em gel para os clientes, manter o ambiente aberto e ventilado e controlar o acesso ao estabelecimento ao máximo de um terço da capacidade.

No sábado, a vigilância sanitária inspecionou 78 estabelecimentos e aplicou 58 multas por descumprimento das regras. Foram quatro infrações por ausência do uso de máscara por funcionários; nove por consumo no local; dez por aglomeração na porta; 11 por falta de limpeza e ausência de insumos de higiene; e 24 por falta de licença sanitária.

Está mantida para o dia 2 a volta das academias de ginástica, bares e restaurantes, com restrições.

Comércio popular

Na região de comércio popular da Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), no centro do Rio, cerca de metade das lojas reabriram no sábado e hoje essa proporção deve aumentar, chegando à totalidade das 800 lojas até o fim da semana. Segundo o presidente da Saara, Eduardo Blumberg, a sensação entre os comerciantes é de alívio.